sexta-feira, 21 de março de 2008

MERCADO
Celulares avançam...

A telefonia fixa continua levando um verdadeiro banho dos celulares. O péssimo funcionamento dos sistemas fixos e a liberdade de ir e vir que os telefones móveis garantem, fora os planos bem mais flexíveis, são a causa da sangria...

A telefonia celular brasileira continua crescendo muito mais rapidamente do que a fixa, diz a Anatel. Em fevereiro passado, foram 1,2 milhão de novas habilitações, número 169,38% maior do que as 469,5 mil adesões registradas em igual período de 2007. A base nacional saltou para 124,1 milhões de assinantes, com crescimento de 1,03% em relação a janeiro. Do total de acessos, 80,87% são pré-pagos e 19,13% pós-pagos. A proporção se mantém praticamente a mesma desde 2004. No acumulado de 12 meses, as operadoras ganharam 22,9 milhões novos assinantes – crescimento de 22,67%.

A Oi e a Brasil Telecom, prestes a se unirem numa só empresa, avançaram em número de assinantes, ao contrário das demais, que perderam espaço. A Vivo manteve a liderança com 27,32%, contra 27,44% em janeiro. A TIM caiu de 26,1% para 26,06% em fevereiro. A Claro foi de 24,84% para 24,80% na mesma comparação. Banda larga movimenta R$ 2,3 bilhões. Quem diz é a E-Consulting. Em 2008, o número de brasileiros usando a tecnologia para fazer acesso à Internet deve passar de 11,5 milhões. Isso representará aumento de 35% em relação a 2007. O faturamento da indústria da banda larga promete chegar a 2,3 bilhões de reais, contra 1,7 bilhão no ano passado. Aí ficam as perguntas que não querem calar: E quanto à qualidade? Vamos, finalmente ter banda larga ou vamos continuar derrapando na banda lerda? Que parte, afinal, disso, será aplicada na melhoria dos sistemas, a fim de suportar o aumento da demanda?

Até o final de 2008, aproximadamente 44 milhões de pessoas estarão conectadas, independentemente do ambiente, dispositivo ou mídia. Dessas, espera-se que 26,1% tenham acesso à rede mundial por banda larga; ou seja, um total de 11,5 milhões de usuários. No ano passado, cerca de 38 milhões de internautas navegaram pela web, dos quais 8,8 milhões graças à tecnologia, o que equivaleu a 23,1% do número de usuários. Outra pergunta que não quer calar: quanto tempo mais será preciso para ligar, por banda larga, a totalidade dos internautas? Inclusão digital sem banda larga? Fala sério!

Terra conserva a dianteira

O provedor de acesso, com faturamento de R$ 767 milhões, manteve mantém na liderança do setor pelo quatro ano consecutivo. A receita de publicidade cresceu 31% em relação a 2006 e a audiência do portal outros 49%, contabiliza o diretor-geral, Paulo Castro. Com 2,4 milhões de assinantes, o Terra registra, em média, 23 milhões de visitantes únicos por mês.

Com tudo isso, o Terra bem que podia melhorar... Ninguém suporta mais, por exemplo, ter as mensagens presas na malha de um anti-spam burro de doer. Quem usa Terra e Yahoo sabe disso. Mas essa é uma conversa para desenrolar na próxima edição. Me aguardem!

Executivo na fita!

Rodrigo Terra é o novo gerente de marketing e comunicação do Terra (é muita terra!) . Com 12 anos de experiência nessas áreas, ele responde, agora, inclusive, pela coordenação de toda a comunicação com o consumidor. Isso inclui estratégias de marca, campanhas, mídia e relacionamento com os clientes e a DM9DDB, agência de publicidade do Terra. Formado em marketing pela Faculdade de Cidade, Rio de Janeiro, e com MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, Rodrigo trabalhou no Unibanco, onde foi responsável pelas áreas de publicidade e mídia. Mas, também, na Telemar, Fininvest e Unibanco Seguros.

Boa sorte, moço! Você vai precisar!

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