sexta-feira, 14 de março de 2008

Banda larga ou banda lerda?

De uns dias para cá, na hora de navegar, seu sistema fica lento? A banda larga mais parece banda lerda? Não tem erro: seu provedor deve estar preparando o terreno para lhe oferecer um outro pacote que vai lhe permitir navegar com muito maior rapidez. Mais caro, claro!

De todos as malandragens, a que se dá na área do acesso à Internet é, talvez, a maior... Até bem pouco tempo atrás, embora os provedores de acesso Internet de uso gratuito fossem mais eficientes, quem quisesse fazer acesso à Internet por banda larga tinha de pagar, além da conta de telefone, a fatura do provedor de acesso. Um Terra, um UOL da vida. Provedor gratuito só para o acesso discado, no ritmo de uma lesma paralítica. As operadoras de telefonia eram proibidas de oferecer o serviço. Assim, a Telefônica, por exemplo, na venda do Speedy, já sugeria o serviço de uma de suas... “parceiras”. Agora, graças a recursos à Justiça, em São Paulo, a Telefônica pode embalar, no pacote Telefônica Trio, telefone+Internet+TV digital.

Teoricamente, enquanto as chamadas autoridades não voltarem atrás (coisa pela qual os tradicionais provedores estão torcendo), quem compra o Trio Telefônica pode dar as contas do Terra, do UOL etc... e ficar apenas com os sistemas de acesso gratuitos. Por exemplo, Gmail, que funciona bem. Ou Yahoo, não por acaso, rebatizado, de Yarruim. Não precisa mais pagar um provedor. A idéia é boa. Mas... e a execução? Será que essa história de a Telefônica vender tudo vai dar certo? Duvido. Não vai dar certo por uma única razão: a Telefônica não está comprometida com o respeito aos clientes. E não está por uma razão simples: não tem concorrente.

Em resumo, em 1998, acabaram com o monopólio estatal nas telecomunicações e instituíram, nas regiões, o monopólio privado. Com sotaque norte-americano, espanhol e português... Capitanias Hereditárias também nas telecomunicações... Fala sério!

Nenhum comentário: